segunda-feira, 23 de junho de 2014

Com grande atuação de Neymar, Brasil vence e convence na copa!

Neymar foi o nome do jogo em Brasília
(Foto: Ari Ferreira/LANCE!Press)
A partida entre Brasil e Camarões era decisiva, era vencer ou vencer para não correr riscos de vexame. O jogo começou pegado, porém com forte empenho tático do Brasil. A seleção brasileira marcou a saída de bola dos camaroneses e forçando-os a ficar na defesa.






Neymar faz biquinho e comemora gol
sobre Camarões (Foto: Getty Images)
O time comandado por Felipão jogou como nunca, era outro time. O espírito era totalmente diferente do jogo contra a Croácia e México, era um time aguerrido e com vontade de mostrar que poderia alçar voos mais altos nessa copa.

Tudo o que o futebol brasileiro precisava era de um gol logo no começo e ele veio. Aos 16 minutos de bola rolando, a seleção brasileira chegou em peso e abriu o marcador com ele, o cara do jogo, Neymar. Luiz Gustavo roubou a bola na esquerda e avançou, rolou para Neymar que só teve o trabalho de desviar para o gol. 1 a 0.

A seleção de Camarões sentiu o gol, mas por pouco tempo. Os camaroneses colocaram uma bola na trave com Moukandjo logo após o gol do Brasil e começaram a marcar a saída de bola da seleção brasileira pelo lado direito e tiveram dois lances de perigo com Aboubakar e Enoh. 

Neymar brilha diante da massa amarela: Seleção depende dele
(Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm)
Como diz o ditado, "água mole, pedra dura, tanto bate até que fura", a seleção camaronesa empatou aos 25 do primeiro tempo com Matip em falha da defesa brasileira. O cruzamento veio da esquerda e a bola passou por toda a zaga do Brasil e acabou nos pés do zagueiro. 1 a 1.

Mas o Brasil queria mais, a torcida pedia e a seleção atendeu. Bola recuperada de Marcelo na esquerda, o lateral brasileiro passa Neymar em diagonal, o atacante corta pra risca da grande área entra e bate cruzado no pé direito do goleiro Itandje aos 34 do primeiro tempo. É gol e que gol de Neymar. 2 a 1.

O jogo não para! Apesar de alguns minutos de sonolência do Brasil, o jogo foi de uma plasticidade magnífica, mas isso só foi possível graças ao dia inspirado de Neymar. No último ataque do Brasil no primeiro tempo, Neymar faz uma jogada monumental, ele dá um lençol sem olhar passa a Marcelo que devolve para Neymar, que dá um giro no zagueiro e toca para Hulk que desperdiça. 

Com o fim do primeiro tempo, Felipão muda na volta do intervalo. Paulinho (lembrando que Ramires entrou no lugar de Hulk também) que mais uma vez não fez boa partida é sacado e Fernandinho entra e acerta o meio-campo do Brasil. A etapa final começa e o futebol da seleção começa a fluir e a convencer os torcedores que estavam presentes no Mané Garrincha. 

Fred comemora gol com Neymar: camisa 9, enfim, desencanta na
Copa do Mundo (Foto: Reuters)
Nem toda a catimba dos camaroneses foi necessária para conter o futebol moleque do Brasil, mesmo com um primeiro tempo em que a seleção em alguns momentos jogou muito a baixo do ideal, a seleção surpreendentemente aplica o terceiro em grande jogada de Fernandinho (que, diga-se de passagem, entrou muito bem!) tocou para David Luís que cruzou para Fred marcar seu primeiro gol nesta Copa do Mundo.

Vale ressaltar que apesar da posição duvidosa, o centroavante da seleção canarinho estava na mesma linha da bola, portanto não estava em condição de impedimento. Com o terceiro gol aos 4 minutos da etapa final, o Brasil se via muito perto da classificação para as oitavas.

Com a seleção camaronesa completamente entregue, bastou o futebol brasileiro impor a sua maior categoria e tocar com muita classe a bola, o gol não demoraria muito a sair, era questão de tempo. Mas se enganou quem pensou isso. O Brasil tirou um pouco o pé do acelerador e começou a controlar o jogo, mas deixou a "cereja do bolo" para o fim.

Ramires e Fernandinho comemoram quarto gol: reservas ajudam
 a decidir o jogo (Foto: Reuters)
Neymar fora substituído por Willian, foi uma sábia decisão de Felipão para poupar o jogado, que estava com um cartão amarelo (na partida contra a Croácia.). 

O quarto gol veio com Fernandinho. Em bela tabela entre Fred e Oscar a bola sobrou com Fernandinho como elemento surpresa e o camisa 5 chutou de bico para o fundo das redes e espantar de vez a desconfiança. 4 a 1.

Depois do quarto gol, o Brasil apenas tocou bola e esperou o tempo passar. Final de jogo, Brasil Classificado 4, Camarões eliminado 1. 

Opinião: A seleção brasileira fez uma boa partida hoje, tendo em vista, que cometeu alguns erros durando o primeiro tempo. Tirando isso, a atuação foi de uma nota 9,5. Digo e repito, o Brasil não pode ser presunçoso e achar que vai vencer a tudo e todos na hora que quiser, precisamos jogar com mais humildade em bola e atacar com força os nossos adversários. O começo do jogo de hoje contra camarões foi um belo exemplo do que deve ser feito! Precisamos corrigir a falta de compactação no meio-campo, Paulinho continua muito mal tecnicamente. Luiz Gustavo jogou muito bem, foi um dos melhores em campo, a única falha do Brasil em quesitos de marcação foi no gol de Camarões, quando o Thiago Silva não se atirou na bola para cortar o cruzamento. O melhor em campo, não podia ser outro se não Neymar. O moleque está jogando demais, foi uma das melhores atuações dele com a camisa da seleção, e com apenas 22 anos se igualou a Ronaldinho Gaúcho e Tostão em gols pela seleção, são 35 com a camisa amarelinha. Estamos no caminho certo, precisamos apenas manter a humildade e principalmente o conceito de jogo da Copa das Confederações, ou quem sabe o estilo de jogo no começo contra a seleção de Camarões. Agora a seleção brasileira encara o Chile no sábado, dia 28 no Mineirão, vamos torcer por uma boa exibição e carimbar o nosso passaporte para as quartas!

Forte Abraço!!!

Bruno Godinho

Curta a nossa página do face! Opinião Sport Clube - Facebook
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial