Ciente de que ser eliminado é tarefa quase impossível, Cristóvão Borges, técnico do Fluminense, enxerga a partida como mais uma oportunidade de melhorar o desempenho do time, que no fim de semana tropeçou em casa contra o Coritiba. O empate por 1 a 1 fez o time carioca cair para a quarta colocação do Campeonato Brasileiro e desperdiçar a oportunidade de encostar no líder Cruzeiro.
"Trata-se de um jogo bom para mais uma vez colocarmos em prática aquilo que pensamos ser importante para que o Fluminense possa evoluir ainda mais na temporada. Conseguimos uma grande vantagem na partida de ida, mas não devemos apenas administrá-la, mas também jogar com a seriedade que a partida e a competição nos pedem", disse Cristóvão.
Mesmo com a vaga encaminhada, os jogadores do Fluminense esperam contar mais uma vez com o apoio da torcida.
"Seria importante que a torcida chegasse junto mais uma vez, mesmo com a gente estando em uma situação muito confortável por conta da vantagem no jogo de ida. O apoio vindo da arquibancada contagia a todos, e devemos estar ligados ao longo dos 90 minutos para não complicarmos as coisas na Copa do Brasil. Mesmo com a derrota na ida, o América mostrou ter qualidade", disse o goleiro Diego Cavalieri.
O Fluminense tem problemas no setor defensivo. A zaga será a considerada reserva. Isso porque Henrique, reclamando de dores no joelho esquerdo, será preservado mais uma vez, enquanto Gum, que se submeteu a uma cirurgia por fratura na fíbula da perna esquerda, ficará três meses afastado dos gramados. Dessa maneira, Fabrício e Elivélton serão os titulares. Cristóvão Borges ainda deverá preservar alguns atletas considerados titulares, como o lateral direito Bruno, o meia argentino Darío Conca e o atacante Rafael Sobis. Melhor para peças que precisam de ritmo de jogo, como o volante Diguinho, recuperado de lesão no tornozelo direito, e o atacante Fred.
Pelo lado do América-RN, o técnico Oliveira Canindé fala em manter a dignidade do time, que, no fim de semana, foi derrotado pelo Boa por 3 a 2, em Minas Gerais. O representante potiguar aparece na parte intermediária da tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro.
"Vamos a campo com o pensamento de vencer o Fluminense, independentemente da diferença de gols ou de conseguirmos ou não a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. Sabemos que a tarefa não é das mais tranquilas, porém, temos condições para isso. É importante honrar a camisa do América e sermos profissionais", disse Canindé.
A lista de problemas do América-RN para este jogo é grande. O volante Jean Cléber, que fraturou o antebraço direito, foi vetado. O treinador também não poderá contar com o zagueiro Roberto Dias, o lateral Wanderson, o meia Daniel Costa e com os atacantes Alekito e Gláucio. Todos defenderam outras equipes nesta Copa do Brasil.
Sendo assim, pode-se dizer que o campeão potiguar vai a campo com uma formação praticamente mista, o que reduz ainda mais as chances do milagre da classificação. A única boa notícia é o retorno do goleiro Fernando Henrique, recuperado de dores na bacia e que assume o posto de Dida.
FICHA TÉCNICA:
FLUMINENSE-RJ X AMÉRICA-RN
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 13 de agosto de 2014 (Quarta-feira)
Horário: 22h(de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Alonso Ferreira (SC)
Assistentes: Nadine Schramm Bastos (SC) e Angelo Rudimar Bechi (SC)
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Jean, Fabrício, Elivelton e Carlinhos; Diguinho, Valencia, Chiquinho, Cícero e Wágner; Fred
Técnico: Cristóvão Borges
AMÉRICA-RN: Fernando Henrique, Marcelinho, Cleber, Márcio Passos e Paulo Henrique; Tiago Dutra, Val, Jéferson e Andrezinho; Max e Rodrigo Pimpão
Técnico: Oliveira Canindé