sexta-feira, 23 de maio de 2014

Final da UCL: O que esperar?

Rivais da cidade de Madrid, Atlético e Real se enfrentam no principal
 jogo  da temporada europeia
(Foto: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images Europe)
Amanhã às 15h45min (horário de Brasília) entram em campo no Estádio da Luz, em Lisboa, dois times madrilenos: Atlético e Real. Pelo segundo ano seguido a final da UEFA Champions League será decidida entre dois times do mesmo país, depois dos alemães Bayern e Borussia, mas dessa vez isto ocorrera numa inédita final entre times da mesma cidade. E o opinião apresenta aqui o que esperar deste grande jogo.




Atlético 

Jogadores do 'Atleti' comemoram o gol de Diego Costa,  que os
colocou na grande final  (Foto: Clive Rose Moreno/Getty Images Europe)
Surpreendente para todos, mas não para seus fieis torcedores e para quem o acompanha de perto. A temporada do Atlético foi além do que qualquer torcedor poderia esperar, venceu a Liga depois de 19 anos, eliminou grandes equipes da Europa como Chelsea e Barcelona no percurso da Champions League, além de vencer o campeonato contra o mesmo rival catalão, e em pleno Camp Nou na ultima semana. Um doblete que coroaria esta como a maior temporada de sua historia viria contra seu maior rival, não poderia existir cenário mais propicio para um grande triunfo, mas pode ser que o destino esteja armando uma peça, que acabaria em terrível tragédia.  Chamado durante as transmissões das quartas de final de “time de Libertadores” durante as transmissões da ESPN o apelido pegou, já que o seu elenco somado ao sua torcida e seu grandioso técnico são uma grande síntese do que é a competição sulamericana: Raça, superação e coração.


Diego Godin corre para comemorar o gol do titulo espanhol
diante do Barcelona (Foto: Alex Livesey/Getty Images Europe)
Recheado de sulamericanos, enrolando o relógio e esquentando o jogo para o adversário, o atlético pode encontrar na sua brutalidade uma maneira de quebrar a habilidade do seu rival. Seu principal jogador é o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, que será duvida para a final (o jogador foi ate a Servia buscar um tratamento alternativo com placenta animal para tentar disputar a partida), grande artilheiro da temporada que resolveu varias vezes os jogos para o lado colchonero tanto na liga quanto na Champions durante a temporada. Outro grande pilar do meio-campo, o turco Arda Turam também será duvida, mas neste caso poderá ser bem representado. Gabi, Tiago e Koke mostraram ao mundo que um meio campista com grande vontade pode ser tão valioso quanto um com grande técnico. Já na defesa conta com um forte sistema, onde o time todo apoia a já solida defesa que além de bons laterais como Filipe Luís conta com Godin e Miranda, discutivelmente dois dos melhores zagueiros do mundo na temporada. Além de seu forte esquema de marcação, conta com o goleiro Belga Courtois para impedir o ataque galático de chegar a um gol. Titular de sua seleção na copa, o jovem goleiro que pertence ao Chelsea já é considerado um dos melhores do mundo.

Real

Jogadores do Real comemoram gol de Benzema no grande
momento da temporada: As semifinais da UCL.  Mais show
dos galáticos na final?  (Foto: Paul Gilham/Getty Images Europe)
O Real é quase o oposto do Atlético: Rico, técnico, mais frio. Começou a temporada sem mais atenção do que já deveria, não realizava grandes feitos, visto que era sempre favorito. Conquistou a Copa do Rei contra o grande rival Barcelona, conquista diminuída pelo seu bom momento no campeonato nacional e no europeu, mas quando chegou às semifinais da Champions League conseguiu provar que deveria mesmo ser favorito, mas não despercebido: Após vitória por 1 a 0 em Madrid venceu o Bayern de Munique, considerado melhor time do mundo até então em plena Allianz Arena por 4 a 0. Após a convincente atuação nas semifinais, partiu em busca do campeonato espanhol, e sonhou com a tríplice coroa. Após a derrota para o Celta fora de casa na penúltima rodada se virou para a grande final, enquanto seu grande rival ainda teria outra decisão uma semana antes, ante o Barcelona. Seguramente favorito o que pode ser um grande fator emocional que pode pesar para bem ou para mal na grande decisão.

Desolados após sofrer segundo gol do Celta, jogadores do Real 
buscam  levantar a cabeça e assumir o favoritismo no clássico que 
decidirá a  Liga dos Campeões (Foto: Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images Europe)
Entrando como franco favorito o Real conta com uma defesa consistente, centrada em Iker Casillas, goleiro campeão mundial, experiente e sedento por este titulo, uma lateral esquerda forte com Fabio Coentrão ou Marcelo e uma zaga fortíssima, com um Sergio Ramos no melhor momento da carreira, forte na defesa e eficiente no ataque, jogando ao lado do único porem deste setor, o francês Varane, jogador muito jovem e que esta voltando de lesão, pode ser por ai o caminho mais fácil para o seu rival marcar, a não ser que o time entre com Pepe, zagueiro que melhorou muito o seu futebol com a saída do português Jose Mourinho do comando, deixando de lado a brutalidade e focando em desarmes precisos e boa saída de bola. A frente deles, Carlo Ancelotti conta com o veterano Xabi Alonso para fazer a ligação com o extremamente efetivo meio-campo merengue. Nomes como Di Maria, Bale, Modric, Isco e o melhor jogador do mundo e artilheiro da competição Cristiano Ronaldo são quase uma garantia de gol, se não deles, do seu sortudo centroavante, Benzema, que conta com seu bom posicionamento aliado as excelentes jogadas dos quatro de trás para tentar furar o forte bloqueio alvirrubro. Forte na defesa, mais ainda no ataque, milionário, mas não tão coletivo e passional quanto seu rival, este será o Real Madrid da final de Lisboa, um jogo sem previsão possível, onde só se pode esperar o melhor do futebol, com os dois extremos frente a frente: À vontade e a qualidade.


Curta a nossa fan page! Opinião Sport Clube - Facebook

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial