terça-feira, 10 de junho de 2014

Caminho para o Hexa: Seleção Croata

Modric(acima) Mandzukic(abaixo)
são as atuais estrelas da seleção croata.
(crédito da foto: abc.net.au)
 Desde que se tornou independente da antiga Iugoslávia, os croatas estiveram nas edições de 1998, 2002 e 2006 do Mundial. A primeira participação, inclusive, foi a melhor da história da seleção, quando Davor Suker, Robert Prosinecki e companhia surpreenderam a todos e protagonizaram uma grande zebra, eliminando a Romênia nas oitavas, Alemanha nas quartas, e caiu nas semifinais para a França, que foi a campeã, depois venceram a Holanda e alcançaram o terceiro lugar.


A seleção atual pode não ser tão talentosa, mas conta com nomes de destaque no futebol internacional. São os casos do meia Luka Modric, do Real Madrid (ESP), e do atacante Mario Mandzukic, do Bayern de Munique (ALE) que não jogará contra o Brasil por conta de uma suspensão durante as eliminatórias, eles serão comandados pelo técnico Niko Kovac, de 42 anos, que defendeu as cores do país quando era jogador. O treinador, inclusive, esteve em campo na única vez que o país enfrentou o Brasil em Copas, quando a Seleção Brasileira venceu por 1 x 0 em 2006, ainda pela fase de grupos.

Time titular da Croácia nas eliminatórias
Crédito da foto:(uol.com.br)
Nas eliminatórias da Europa, os croatas precisaram enfrentar a Sérvia, país que também formava a Iugoslávia. No confronto direto entre as duas nações, melhor para a Croácia, que venceu um jogo em casa e empatou outro fora. Os bons resultados também se refletiram na classificação da chave: a seleção ficou em segundo lugar, atrás da Bélgica. Para garantir a vaga, a Croácia teve de enfrentar a Islândia no confronto de repescagem. Uma vitória por 2 x 0 em Zagreb selou a classificação.
A estreia dos croatas na Copa do Mundo será numa partida de gala: a abertura da competição, contra o Brasil, na Arena Corinthians, em São Paulo. O duelo válido pelo Grupo A será no dia 12 de junho. Depois, a delegação viaja para Manaus, onde enfrentará Camarões na Arena da Amazônia, no dia 18 de junho. A terceira e última partida dos croatas na primeira fase será no dia 23 de junho, na Arena Pernambuco. Caso conquiste a classificação como um dos dois melhores da chave, a Croácia terá pela frente, nas oitavas de final, os melhores do Grupo B, composto por Espanha, Holanda, Chile e Austrália. Uma dura missão.

Os jogadores Niko Kranjcar, Mate Males, Ivan Strinic e Ivo Ilicevic foram cortados por lesão. O zagueiro Simunic (sequer jogará a Copa) e o atacante Mandzukic estão suspensos e também não estarão na abertura da Copa.

Opinião: Acho eu que a Croácia não irá muito longe nessa copa, dificilmente terá a mesma sorte que teve em 98, vai brigar pela segunda vaga do grupo junto com a seleção Mexicana, é uma equipe muito limitada, pode surpreender no ataque, mas tem uma defesa muito frágil, o desfalque de Niko Kranjcar dificulta um pouco mais a situação da Croácia, é um dos jogadores mais experientes da seleção, contra o Brasil é um jogo praticamente sem chances, sem Mandzukic que está suspenso, a responsabilidade vai cair toda para os pés de Luka Modric, que por mais que seja um dos melhores meias da atualidade, não tem condições de levar essa seleção sozinho nas costas.

Obrigado pela atenção e curta nossa fan page no facebook!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial