quinta-feira, 19 de junho de 2014

Goleada da Croácia manda Camarões para casa


A Croácia nem precisou de uma exibição de excelência para conquistar os primeiros pontos no Mundial 2014. Bastou deixar correr o tempo e aproveitar as falhas dos Camarões para vencer por 4-0, mantendo-se na luta pela passagem aos oitavos-de-final. Num jogo arbitrado de forma competente por Pedro Proença, os africanos começaram a dizer adeus ao campeonato.



Os Camarões, que desde 1990 não passam da fase de grupos, destacaram-se neste Mundial mais pelas polémicas fora de campo (ameaça de não viajarem para o Brasil por causa dos prémios) do que pelo que fizeram no relvado. E depois de uma derrota frente ao México, não esboçaram a reacção de que precisavam para se manterem na luta.

Em Manaus — em condições parecidas com as que Portugal vai encontrar frente aos EUA (27 graus e 86% de humidade) —, a derrocada dos africanos começou logo aos 11 minutos. Um mau alívio da defesa dos Camarões foi aproveitado por Perisic para cruzar a bola, desviada para a baliza por Ivica Olic.

Sem Eto’o (lesionado) e com Mbia desviado para lateral direito, os Camarões apenas fizeram pequenas ameaças na primeira parte.

Já a Croácia, comandada no meio-campo por Modric e Rakitic (reforço do Barcelona) e com o ex-sportinguista Pranjic no “onze”, ia criando algum perigo, com Mandzukic a atirar por cima (13’) e Perisic (16’) a obrigar o guarda-redes Itandje a uma defesa difícil.

A capacidade de resistência dos Camarões ficou ainda mais diminuída aos 40’, altura em que Pedro Proença expulsou (e bem) Alex Song, por agressão a Mandzukic.

Como se não bastasse estar a perder por 1-0 e a jogar com menos um elemento, os Camarões ainda ofereceram de bandeja o 2-0 à Croácia. O guarda-redes Itandje fez um mau passe, deixando a bola nos pés de Perisic, que teve o mérito de fazer um bom sprint de 50 metros sem se deixar apanhar pelos adversários, até colocar a bola no fundo das redes (48’).

Estava quase meia parte por jogar e levantava-se apenas uma questão: a Croácia ia acelerar para a goleada ou reservar forças para o decisivo embate com o México?

A resposta foi a evolução para a goleada, com Mario Mandzukic a bisar: aos 61’, saltou sozinho para o 3-0; e aos 73’, só teve de encostar, após uma defesa incompleta de Itandje. Rakitic ainda poderia ter feito o 5-0 e os Camarões até poderiam ter marcado, com Webo a enviar a bola à trave.

A Croácia vai moralizada para o embate com o México, que será bem mais difícil do que este, até porque será praticamente obrigada a vencer esse jogo se quiser qualificar-se, partindo do princípio de que os africanos serão presa fácil para o Brasil.

Já os Camarões juntam-se a Austrália e Espanha no leque de equipas que já podem reservar a viagem de regresso a casa. E até depois do apito final deixaram má imagem, com Assou Ekotto a dar uma cabeçada em Moukandjo.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial