quinta-feira, 12 de junho de 2014

Com grande atuação de Neymar, Brasil vence a Croácia por 3 a 1 na Arena Corinthians na abertura da copa

Jogadores extremamente emocionados durante
Foto:Marcos Ribolli
A Copa do Mundo começou e começou bem para a seleção brasileira. A partida entre Brasil e Croácia ficou marcada por um show de emoção e raça dentro de campo, mas o começo da partida não foi nada bom para a seleção canarinho. A partida ficou marcada pela emoção de Thiago Silva que antes mesmo de entrar em campo, ficara com lágrimas nos olhos ouvindo o canto da torcida.


As seleções entraram em campo e o hino nacional croata foi executado, logo após, o hino nacional brasileiro ecoou dentro do estádio com as vozes dos mais de 60 mil torcedores na Arena Corinthians. Foi um show a parte, foi emocionante ouvir o hino à capela, mas a bola precisava rolar, ela necessitava ser chutada.


Marcelo marca gol contra diante da Croácia
Foto: Agência Reuters
O árbitro Yuichi Nishimura (JAP) deu o início à partida e o jogo começou de forma nervosa para o Brasil. A seleção trocava muitos passes laterais e pouco subia, tanto é que o primeiro arremate a gol foi da seleção da Croácia, por intermédio de Rakitic aos 3 minutos de bola rolando. 

Paulinho deu a resposta aos 7 minutos, quando recebeu de Neymar e chutou, mas a bola desviou em Modric e foi para fora.

O Brasil começava a se soltar e a chegar com certo perigo, Hulck começava a se destacar e Oscar começou a jogar com mais qualidade e produzia bem pelo lado direito do ataque do Brasil, mas em uma roubada de bola da seleção da Croácia, Vrsaliko foi à frente e cruzou, a bola passou por toda a zaga do Brasil e bateu em Marcelo, gol contra do Brasil aos 11 minutos da etapa inicial.

A expressão de abatimento de Marcelo logo desaparecera com o apoio dos companheiros e da torcida no estádio. O Brasil passou a se lançar com toda a força para o ataque e criou uma bela oportunidade com Neymar. O camisa 10 foi até a linha de fundo pelo lado direito e driblou o marcador, evitou a saída de bola e cruzou para trás, Hulck e Fred não alcançaram e o zagueiro Lovren rechaçou a bola, no rebote Oscar pegou bonito na bola, mas o goleiro Pletikosa fez grande defesa.

Neymar comemora o gol de empate diante da Croácia
Foto: Getty Imagens
Mas o que o destino poderia reservar para a seleção? Primeira Copa do Mundo em que um jogador brasileiro marca um gol contra, pressão? Não, existia apoio. E o Brasil passou a ganhar o meio campo quando Luiz Gustavo e Paulinho adiantaram a marcação. Até que em uma saída de bola, a seleção brigou muito no meio-campo com Neymar, o camisa 10 tabelou com Luiz Gustavo e avançou, pegou fraquinho na bola, mas foi o suficiente para vencer o goleiro Pletikosa e empatar o jogo aos 28 minutos de primeiro tempo. 1 a 1.

O Brasil se lançou ainda mais e cedeu alguns espaços, proporcionando contragolpes para os croatas, mas ofensivamente, o Brasil ia muito bem. Hulck e Fred foram os mais apagados no jogo, não renderam bem o esperado e Oscar e Neymar foram os protagonistas. Neymar sofre falta aos 34 do segundo tempo, o mesmo bate e o meia Ratikic corta e sente a cabeça, mas o Brasil cobra o escanteio e David Luís cabeceia para fora.

Foi o último lance de emoção, o árbitro Yuichi Nishimura encerra o primeiro tempo aos 46, 1 a 1.

A seleção brasileira vai para o intervalo e no corredor de acesso aos vestiários, era possível ver Felipão esbravejando com os seus comandados, a principal reclamação era a fraca marcação e o péssimo combate no meio-campo. 

O segundo tempo começa e o Brasil vai ao ataque. Aos 5 minutos da etapa inicial, Oscar começa a demonstrar que seria o nome do jogo na partida de estreia da seleção na copa, o camisa 11 mostrou que Willian terá de jogar muito para tomar-lhe a vaga de titular. Voltando ao jogo, Oscar cruza a boa na área e Fred não alcança, mas o lance leva perigo. Novamente aos 15 Oscar aparece pelo lado direito e toca para Daniel Alves que cruza, a bola passa por todo mundo e sobra com Neymar, mas o camisa 10 é desarmado. 

O Brasil muda, sai Paulinho e entra Hernanes para dar mais qualidade ao toque de bola da seleção e favorecer a saída rápida do meio-campo. E a alteração surtiu efeito. O Brasil passou a jogar de forma mais leve e solta e começou a envolver a seleção da Croácia, Neymar roubou a bola de Rakitic no meio e partiu para cima do zagueiro Korluka aos 17 minutos e sofreu falta. Daniel Alves cobra e manda por cima do gol de Pletikosa. 

Fred cava a penalidade no segundo tempo
Foto: Agência Reuters
A partida começou a esquentar e o volume de jogo do Brasil cresceu. Fred, que até então estava sumido da partida, se tornaria protagonista de um lance polêmico, Oscar cruza da direita e Fred tenta o domínio para girar e chutar em gol, mas durante o giro o zagueiro Lovren segura o braço (que ao meu ver não teve força para derrubar o centroavante.) e Fred cai, o árbitro Yuichi Nishimura marca o pênalti para a insatisfação dos croatas.

Neymar bate e converte aos 25 de bola rolando, é virada, é 2 a 1 Brasil. A Croácia não sentiu o gol e foi pra cima, Modric e companhia tentaram, mas pararam na defesa brasileira. Rebic e Modric foram os mais agudos do time croata e finalizaram mais ao gol. A seleção croata reclamou mais ainda, depois de um lance de certa polêmica, o cruzamento de Srna passou por todo mundo e Júlio Cesar foi empurrado por trás e caiu, a bola sobrou para Olic que chutou e David Luis cortou, mas no rebote Rebic chutou em gol e "empatou". Mas para a alegria dos brasileiros em São Paulo, o gol foi anulado, devido a marcação de falta.

Oscar marca o terceiro gol no fim de jogo
Foto: Jefferson Bernardes/vipcomm
Ramires e Bernard entram nos lugares de Neymar e Hulck e o Brasil passou a prender mais a bola, o que mais preocupou foi na faixa dos 35 minutos quando a seleção ficou quase 10 minutos tomando sufoco por estar rifando demais a bola. Mas o fim do jogo reservava uma surpresa, Ramires briga contra Srna e vence a disputa e a bola sobra para Oscar, o camisa 11 arranca do campo de defesa e vence 4 marcadores e bate de bico para o gol, 3 a 1 Brasil, é festa, é alegria é emoção em Itaquera. 



O árbitro Yuichi Nishimura apita o fim de jogo aos 49 e o Brasil vence a primeira partida da Copa do Mundo na Arena Corinthians em São Paulo. O próximo desafio é dia 17 contra o México na Arena Castelão no Ceará. 

Opinião: a seleção brasileira jogou para o gasto. Não foi uma grande exibição tal como na Copa das confederações quando venceu o Japão em Brasília. Foi um jogo duro dentro de campo, quem vê o placar de 3 a 1 Brasil, pensa que fora um jogo fácil, mas quem pensa isso se engana. Foi um jogo extremamente duro, o gol contra de Marcelo poderia ter desestabilizado a seleção brasileira, mas ao nosso favor temos a união do grupo que apoiou Marcelo e não só o grupo, mas a torcida brasileira como um todo. Taticamente a seleção fez um bom jogo, mas tecnicamente foi um jogo de nível médio, precisamos melhorar a frouxidão da nossa marcação e morder mais a bola, como fizemos na faixa final do primeiro tempo e na metade do segundo. Estamos no caminho certo e se nos apegarmos em superstição, em 2002 na campanha do penta, vencemos na estreia de virada com uma penalidade mal marcada ao nosso favor. Com tudo, a seleção precisa apenas melhorar a marcação e tocar melhor a bola na saída, no mais estamos prontos para o que der e vier! 

Forte Abraço!
Bruno Godinho

Curta a nossa página do Face! Opinião Sport Clube - Facebook
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial