terça-feira, 1 de julho de 2014

Em duelo de craques baixinhos, Argentina busca aposentar lenda diante da Suíça


De um lado a Argentina de Lionel Messi e seu 1,69m. Do outro, a Suíça de Xherdan Shaqiri, que tem a mesma altura. Dois dos melhores exemplos de que baixinhos também podem ser protagonistas no futebol, os dois se duelarão em busca de uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo.
Argentina e Suíça se enfrentarão nesta terça-feira, às 13h (de Brasília), na Arena Corinthians, pelas oitavas de final. A partida terá transmissão ao vivo da ESPN Brasil e WatchESPN.



Vivendo grande fases, os dois astros têm confirmado sua condição no Mundial. O jogador do Barcelona deixou sua marca em todas as partidas e já soma quatro gols na campanha com 100% de aproveitamento de seu país. Na tabela de artilharia, ele está atrás apenas de James Rodríguez, da Colômbia, que balançou as redes em cinco oportunidades.

Já o atleta do Bayern de Munique pode até não ter sido o destaque nos dois primeiros jogos, mas marcou os três gols da vitória sobre Honduras, que classificou a seleção suíça para a próxima fase.

Devido ao grande momento, os dois figuram entre os 15 melhores do Mundial até o momento, segundo o ranking divulgado pela Fifa. Com nota 9,55 e o sétimo lugar, Shaqiri figura até na equipe ideal da competição. Messi está em 11º, com 9,45.Ambos são os melhores de suas respectivas seleções.

"Eu não acho que a altura é tão importante quanto o talento, a habilidade", disse o técnico da Suíça, Ottmar Hitzfeld.

Por falar no treinador de 65 anos, a partida poderá ser a última em sua gloriosa carreira, que tem como destaque a passagem por dois dos principais clubes de seu país natal, a Alemanha. Pelo Borussia Dortmund, ganhou duas vezes o Campeonato Alemão e uma a Uefa Champions League. No Bayern de Munique, ele faturou também o torneio europeu em uma oportunidade e a Bundesliga nada menos do que cinco vezes.

O renomado técnico já anunciou no ano passado que a Copa do Mundo seria seu torneio final antes da aposentadoria. Porém, nem o fato de enfrentar um dos principais candidatos a ficar com a taça, o faz ter a confiança abalada. "Não acho que será minha última partida", afirmou.

Caso de fato o jogo contra a Argentina não seja o derradeiro de sua carreira, Hitzfeld fará a Suíça chegar ao menos nas quartas e igualar ou melhorar a campanha mais significativa em Mundiais, que ocorreu em três edições diferentes (1934, 1938 e 1954).

Já do lado argentino pesa o favoritismo não só do confronto como também por ser uma forte cotada a ir até a final do Mundial. Isso porque, em sua parte da chave até a decisão, a equipe alviceleste é a única campeã e, além dela, somente a Holanda - possível adversária nas semis - já foi vice na competição.

Para o duelo, a grande baixa é dos sul-americanos. Após sofrer uma lesão na coxa esquerda, que o fez deixar a partida contra a Nigéria, Sergio Aguero não irá a campo. O treinador Alejandro Sabella não confirmou o substituto, mas a tendência é que seja Ezequiel Lavezzi.

FICHA TÉCNICA
ARGENTINA X SUÍÇA

Local: Estádio de Itaquera, em São Paulo (SP)
Data: 1º de julho de 2014, terça-feira
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)
Assistentes: Mathias Klasenius e Daniel Warnmark (ambos da Suécia)

ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Garay, Fernández e Rojo; Mascherano, Gago e Di María; Messi, Higuaín e Lavezzi
Técnico: Alejandro Sabella

SUÍÇA: Benaglio; Lichtsteiner, Schar, Djourou e Rodríguez; Behrami e Inler; Shaqiri, Xhaka e Mehmedi; Drmic
Técnico: Ottmar Hitzfeld
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial