quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Elano compara o Flamengo com a Seleção: "Do dia para a noite, é crise"

Mesmo fora do clube, Elano elogiou Luxa, diretoria e elenco do Flamengo (Foto: Alê Cabral/Agência Estado)
Após ser dispensado do Grêmio, em janeiro de 2014, Elano acertou sua transferência para o Flamengo, como um dos reforços para a disputa da Taça Libertadores da América. No entanto, uma sequência de lesões acabou prejudicando a passagem do atleta pelo Rubro-Negro. Principalmente após a eliminação na competição continental, que aconteceu ainda na fase de grupos, o jogador de 33 anos viveu um largo período no departamento médico. Na última quinta-feira, foi anunciado o desligamento do meia do clube da Gávea. Conhecedor da atmosfera flamenguista, Elano comparou o clube com a seleção brasileira para falar do momento de crise
- Eu tive a possibilidade de acompanhar esse tempo no Flamengo e conheci um pouco dessa atual diretoria. Lógico que quando o time não vence, o trabalho não é reconhecido. O futebol de qualquer time começa dentro do campo, principalmente no Brasil. Na Europa, começa fora. Se dentro não dá certo, os europeus continuam com a mesma filosofia. A mentalidade da torcida dá tempo para fazer um seguimento. No Brasil, não. Todo trabalho de diretoria só dá certo quando o time ganha. Infelizmente, depois de 2009, o Flamengo vem tentando acertar e o time não vai ganhando. Eu comparo o Flamengo com a seleção brasileira. Do dia para a noite, é crise. No Flamengo é assim.
Elano demonstrou confiança que o time sairá da zona de rebaixamento. O jogador, que trabalhou com Vanderlei Luxemburgo no Santos em 2004 e no Grêmio em 2012, também elogiou o treinador. Atualmente, o Flamengo está em penúltimo lugar no Campeonato Brasileiro, com 13 pontos.
- O Vanderlei tem as suas qualidades. Se o time tiver a mentalidade de um grupo, como fizeram para ganhar a Copa do Brasil, com certeza sairá com facilidade. Eu aprendi muito taticamente trabalhando duas vezes com o Vanderlei. Levei para minha vida inteira as dicas que ele me deu no Santos. É um treinador que tem a sua personalidade, a sua maneira de lidar com as situações. E tanto dentro de campo como com a diretoria, uma situação ou outra que esteja sendo infiltrada dentro do elenco, ele não permite. Com isso ele acaba criando um certo desgaste, que no Brasil a gente sabe que é normal. Mas voltado para o campo, o Vanderlei é um dos melhores que nós temos - afirmou.
Elano se colocou na condição de torcedor para que o Flamengo deixe a situação incômoda na tabela, afirmou que poucos times brasileiros conseguem se destacar, que o nível está igual para a maioria dos clubes e também elogiou a atual diretoria flamenguista, considerando que os dirigentes "querem fazer o bem" para o clube.
- Com o Jayme (de Almeida), apesar das dificuldades, acertava aqui, ganhava o jogo, perdia, empatava, mas estava crescendo, seguindo. Depois, de repente, houve uma mudança geral. Em seguida, perdemos. Sempre que se demite um treinador, vocês sabem que se gera algumas dúvidas dentro do clube. Mas com esses diretores e o presidente que está lá, eu vejo que eles estão querendo fazer muito bem ao Flamengo. As intenções deles são muito boas. E essa decisão minha (de sair) foi antes do Vanderlei Luxemburgo chegar. A gente percebe que o nível do campeonato está muito parelho. Conhecendo de perto essas pessoas da diretoria do Flamengo, sei que querem fazer o bem para o Flamengo. Se vão conseguir, já não consigo te afirmar.
Elano não se furtou a comentar sobre os amigos que deixou no Ninho do Urubu. O jogador afirmou que o elenco profissional do Flamengo conta com alguns jovens valores que foram integrados há algumas temporadas e que merecem chance. O ex-jogador rubro-negro citou os nomes de Igor Sartori, Mattheus Oliveira, Fernando, Nixon e o goleiro César e revelou ser amigo e ter um contato frequente com todos eles.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial